Distúrbio de Liguagem e da Fala

Distúrbio de Linguagem

A alteração do desenvolvimento da linguagem pode surgir desde muito cedo na vida do bebê(1 ou 2 anos, quando começam a desenvolver a linguagem verbal).

Quando observa-se que o o desenvolvimento está lento, ou que a criança apresenta dificuldade em compreender frases ou conceitos sem haver nenhum comprometimento fisiológico é hora de procurar um profissional Fonoaudiólogo.

A linguagem também pode estar comprometida quando em crianças com síndromes ou distúrbios neurológicos.

Distúrbio da Fala

As alterações na fala são percebidas quando existe alguma dificuldade na aquisição dos sons ou fonemas da fala, onde podem haver omissões, troca ou distorções dos sons de cada palavra.

Crianças e adultos podem apresentar distúrbios da fala.

Sabe aquele "L" que vem no lugar do "R", ou o "S" que é pronuciado com a língua para fora da boca? Bem esses são casos clássicos de distúrbio da fala. Já a gagueira surge quando há alteração da fluência ou do ritmo da fala.

Minhas Especialidades

  • Crianças e adultos autistas;
  • Crianças e adultos com Paralisia Cerebral;
  • Crianças e adultos com Síndrome de Down.

Terapia Fonoaudiológica para Autismo

Pessoas com Autismo podem apresentar níveis variados em relação a sua comunicação, essa habilidade depende do desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. As vezes não falam nada e em outros casos têm um vocabulário muito rico e desenvolvido.

Geralmente o Autista tem poucos (ou nenhum) problemas na articulação da fala, a maioria tem mesmo dificuldade no uso da linguagem pragmática. Ex.: alguns repetem o que acabaram de ouvir, ou ainda, repetem discursos que memorizaram em algum momento (como diálogos de desenhos animados e filmes) ou chegam a falar sem contexto nenhum.

O tratamento fonoaudilógico tem como objetivo normalizar a comunicação funcional do Autista. O quanto antes ela for iniciada melhores são os resultados alcançados.

Terapia Fonoaudiológica para Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral é uma doença do sistema nervoso central que compromete a coordenação motora e o tônus muscular, causando alterações fonoaudiológicas de graus variados, dependendo do acometimento cerebral.

O Fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental na vida da pessoa com Paralisia Cerebral, pois a terapia irá melhorar a articulação da fala, o desenvolvimento da aquisição da linguagem e as funções de mastigação e deglutição.

Assim como em outros casos, o quanto antes o tratamento fonoaudiológico for iniciado, melhores são os resultados obtidos.

Terapia Fonoaudiológica para Síndrome de Down

A Sídrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21.

Bebês com Síndrome de Down podem ser diagnosticados ainda durante a gestação, portanto logo após o nascimento já podem ser acompanhados por um profissional fonoaudiólogo, já que esta Síndrome tem como característica a Lipotomia Muscular, compromentendo funções de sucção(o ato de mamar), mastigação e de deglutição, e ainda o atraso no desenvolvimento cognitivo e de linguagem.

2015 © Cinara Monteiro | Todos os direitos reservados